voltar
Artes Visuais
+
Sobre o curso

O curso de Artes Visuais da FAAP é um dos mais tradicionais de São Paulo e do País, existindo desde a década de 1960. Referência no mercado, vêm formando não só artistas, mas também outros profissionais da área. O curso associa o conhecimento específico da área de investigação, reflexão e produção de arte com uma base humanista, que estimula a compreensão da responsabilidade social, do compromisso ético e da importância do papel do artista na sociedade.

Um forte diferencial é a permanente renovação e transformação do curso, acompanhando as mudanças do mundo contemporâneo. Além dos conhecimentos básicos e específicos nas diversas e distintas áreas, o curso privilegia a experimentação nos laboratórios, oficinas, estúdios e o desenvolvimento de projetos, em um ambiente de permanente pesquisa e pensamento crítico para as práticas artísticas contemporâneas.

+
Organização

Prof. Fábio Righetto - Diretor 
Graduado em Desenho Industrial com habilitação em Design de Produto pela FAAP, especialista em Design pela Universidade São Judas Tadeu, mestre em Design Social (artes visuais) na UNESP. Designer de Produtos desde 1990, atuou em diversas empresas em diferentes segmentos até a fundação da Domus Industrial Design, em 1996, desenvolvendo produtos para cerca de 100 empresas no Brasil e no Exterior. Atualmente possui parceria com empresas de design nos EUA e Japão.
Participou, com produtos desenvolvidos para clientes, de exposições de design no Brasil, Holanda, Itália e Argentina. Coordenador de Design de Produtos na FAAP, de 2006 a 2011 e Vice-Diretor de Artes Plásticas desde fevereiro de 2015, e atualmente ocupa o cargo de Diretor, a partir de agosto de 2015. É também professor dos cursos de graduação em design da FAAP e da USJT e professor do curso de pós-graduação em MBA de Gestão do Luxo (FAAP). Foi o Curador da Exposição DESIGN BRASILEIRO – Uma Mudança do Olhar, no Itamaraty (DF) em 2007. Revisor Técnico do livro Fundamentos do Design de Produto, da Editora Bookman. Um dos nove designers do mundo, selecionados pela Diesel, para participar do UNFOLD GLOBAL DESIGN CHALLENGE, em NY – EUA, com exposição no Diesel Denim Gallery (NY/EUA). Membro do Júri do XVII e do XIX Prêmio Design Museu da Casa Brasileira.

art.diretoria@faap.br 
(11) 3662-7311 ou 3662-7312

Prof. Marcos José S. de Moraes - Coordenador do Curso de Artes Visuais e do Curso Sequencial em Produção Cultural


Doutor pela FAUUSP, bacharel em Direito e Artes Cênicas pela mesma Universidade, especialista em Arte – Educação – Museu, e Museologia. Professor de história da arte na graduação e pós-graduação, Coordenador dos cursos de Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura) FAAP; da Residência Artística FAAP e do Programa de residência da FAAP, na Cité des Arts, Paris. Responsável pelos Seminários de Investigações Contemporâneas, na FAAP, bem como pelos Programas de exposição dos formados em artes visuais e a Anual de Artes, todos na FAAP. Integrou o Grupo de Estudo em Curadoria do MAM e o corpo de interlocutores do PIESP. Curador independente, seus mais recentes projetos curatoriais: Jandyra Waters: caminhos e processos; Entretempos e Lotada (Museu de Arte Brasileira FAAP); Imagens Impressas: um percurso histórico pelas gravuras da Coleção Itaú Cultural (São Paulo, Santos, Curitiba, Fortaleza, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Brasília, Florianópolis); Os anos em que vivemos em perigo (MAM SP); Paris está em chamas (MAB FAAP). Membro do ICOM Brasil, integra o Conselho Consultivo de Artes Plásticas do Museu de Arte Moderna de São Paulo e a Comissão de Indicação do Prêmio PIPA 2020. Publicações e textos sobre artistas, entre outros, como Luiz Sacilotto, Adriana Varejão, Sandra Cinto, Rodolpho Parigi, Mauro Piva e processos de formação artística.


art.visuais@faap.br
(11) 3662-7302 ou 3662-7058 

 

+
Mercado de trabalho

O profissional formado em Artes Visuais pode atuar em inúmeros campos de atividades, na área de criação, no mercado de artes, assim como em pesquisa, institutos culturais, escritórios, galerias de arte e na docência.

A FAAP dispõe de um conjunto de instrumentos e mecanismos de apoio para a inserção do profissional no mercado de trabalho, destacando-se o programa de exposições dos artistas recém-formados, que acontece no MAB Centro.

+
Diferenciais do curso

Inúmeros artistas atuantes no Brasil e no exterior formaram-se no curso de Artes Visuais da FAAP. De jovens artistas recentemente inseridos no circuito a consagrados e relevantes nomes do panorama da produção artística brasileira das últimas décadas, além de profissionais empreendedores, dirigentes institucionais e criadores, como Carmela Gros, uma das artistas mais atuantes no Brasil; Martin Grossmann, professor da Escola de Comunicações e Artes e diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP; Ricardo Resende, diretor do Centro Cultural de São Paulo; e Luciana Brito, proprietária de uma das mais importantes galerias de arte de São Paulo.

A FAAP é a única instituição de ensino no Brasil que mantém um programa de Residência Artística na Cité des Arts, em Paris, para a permanência por seis meses de um aluno, ex-aluno ou professor, no estúdio mantido na capital francesa. A instituição dispõe ainda da Residência Artística FAAP em São Paulo, onde recebe artistas do Brasil e de outros países.

Mais um diferencial do curso é a organização da Anual de Arte, exposição que reúne os trabalhos de alunos. Realizada desde 1964, a exposição tem revelado artistas e estimulado a reflexão sobre a arte contemporânea. Participam também desta exposição os artistas que integram o programa de Residência Artística, gerando uma rica troca de conhecimento.

Entre outras parcerias mantidas pela FAAP no Brasil, destacam-se a Bienal de São Paulo e o Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil. Na área internacional, a FAAP mantém parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, com sede em Portugal.

O corpo docente é altamente qualificado, com diferentes formações e atuações. Essa diversidade de abordagem estimula nos alunos um processo mais aprofundado e elaborado de reflexão, auxiliando-os a se entender e a se perceber no sistema da arte.

Os alunos do curso de Artes Visuais da FAAP dispõem de excelentes instalações físicas, dentre elas, um conjunto único de oficinas e estúdios de modelagem, cerâmica, madeira, metal, gravura, fotografia, informática, prototipagem, joalheria e moda. Contam ainda com o apoio, em período integral, de uma equipe técnica altamente especializada.

Soma-se a isso o diferencial único no mercado que é o de oferecer uma formação múltipla, em que o aluno tem a possibilidade de cursar disciplinas de outros cursos da FAAP, sem custos extras. O objetivo é proporcionar o desenvolvimento de competências indispensáveis ao profissional de hoje, como versatilidade, visão ampla e capacidade de atuar em diferentes contextos.

Em sua última edição, a revista Flash Art, uma das mais respeitadas publicações internacionais de arte contemporânea, cultura e comportamento, elegeu o curso de Artes Visuais FAAP como um dos 12 mais importantes do mundo e o único da América Latina citado na matéria. A publicação apresentou o perfil do curso da FAAP junto ao de escolas como Bard College, CalArts, Columbia University e Yale University (Estados Unidos), HEAD (Suiça), Royal College of Arts (Grã Bretanha), Tokyo University of the Arts (Japão) e Central Academy of Fine Arts (China).

+
Internacionalização

O curso possui parceria com inúmeras instituições em mais de 40 países, com destaque para University of Northampton School of the Arts (Reino Unido), De Montfort University (Reino Unido), University of Salford (Reino Unido), Florence University of the Arts, (Itália), ENSBA – École Nationale Supérieure des Beaux-Arts e Cité des Arts, em Paris (França), além da University of Applied Arts- ANGEWANDTE (Áustria), a Universidad de Los Andes (Colômbia), a Queensland University of Technoloy (Austrália) e a Bezalel Academy of Arts and Design, Jerusalem (Israel).

+
Depoimentos de ex-alunos

Rodolpho Parigi
Artista Plástico

Luciana Britto
Galerista e Fundadora – GALERIA LUCIANA BRITTO