voltar
Cinema
+
Sobre o curso

No curso de Cinema da FAAP a ênfase está no “fazer e pensar cinema”. Como realização de equipe, o cinema envolve uma série de funções, como: direção do filme e de atores, cenografia, direção de arte, fotografia, animação, edição de imagem, som e pós-produção. O curso proporciona ao aluno condições para conhecer e desempenhar todas as atividades relacionadas à produção, desde o momento de escrever o roteiro até o lançamento do filme.

+
Organização

Prof. Dr. Rubens Fernandes Junior - Diretor

Graduado em Jornalismo pela FAAP e em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Industrial. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É professor na FAAP desde 1978, atuando nas disciplinas de Teoria da Comunicação e Análise da Imagem. Pesquisador e crítico de fotografia, escreveu centenas de artigos e ensaios para jornais, revistas e livros, sempre tentando mapear e valorizar a fotografia brasileira.
Desenvolveu trabalhos de consultoria para o Instituto Itaú Cultural, colaborando no projeto Setor Fotografia no Brasil, criando o maior banco de dados eletrônico sobre fotografia brasileira - século XIX e XX. Foi curador de diversas exposições de fotografia, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Atualmente, é pesquisador e crítico de fotografia; membro do conselho da Coleção Masp-Pirelli de Fotografia do Museu de Arte de São Paulo (MASP) e coordenador do Mês Internacional de Fotografia, realizado pelo NAFOTO.
Publicou os livros Código e Informação, editora Ática, em 1986; Labirinto e Identidades, em 2003, ed. Cosac Naify; O Século XIX na Fotografia Brasileira, em 2000; entre outros. Pela Editora Cosac Naify organizou os livros de Thomaz Farkas, Otto Stupakoff, Geraldo de Barros, B.J. Duarte, Aurelio Becherini e Guilherme Gaensly.

 

Prof. Dr. Luis Felipe C. e S. Ponde - Vice-Diretor e Coordenador de Curso

Doutor em Filosofia pela FFLCH da USP e Universidade de Paris VIII, pós-doutor pela Universidade de Tel Aviv, professor, coordenador de curso e vice-diretor de Comunicação e Marketing na FAAP, professor convidado da Escola Paulista de Medicina da Unifesp. É autor dos livros O Homem Insuficiente, Edusp; Conhecimento na Desgraça, Edusp; Crítica e Profecia, Filosofia da Religião em Dostoievski, ed. 34; Do Pensamento no Deserto, ensaios de filosofia, teologia e literatura, Edusp; Contra um Mundo Melhor, Ed. Leya; Para entender o catolicismo hoje, Ed. Benvira; Guia Politicamente Correto da Filosofia, Ed. Leya; colunista do jornal Folha de S Paulo e comentarista da TV Cultura.

 

Prof. Humberto Carneiro Neiva - Coordenador do Curso de Cinema

Cineasta formado pela FAAP. Professor da Graduação em Cinema da FAAP. Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo - ECA - USP. Especialista em Master em Tecnologia Educacional pela FAAP. Coordenador do Curso de Cinema da FAAP. Coordenador de Programação do Circuito Espaço e Circuito Itaú de Cinema nas cidades de SP, RJ, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, João Pessoa, Salvador, dentre outras. Coordena o curso de Pós Graduação de Gestão de Produção e Negócios Audiovisuais na FAAP. Coordenou o Curso de Pós Graduação de Produção Audiovisual - Projeto e Negócio no SENAC. Implementou e coordenou a distribuidora de filmes Mais Filmes, especializada em filmes independentes, durante 3 anos. É professor das disciplinas de “Produção Executiva” e “Distribuição e Exibição” do Curso de Cinema da FAAP e do SENAC. Professor coordenador dos projetos de curta-metragem de conclusão de curso da FAAP. Coordenou o 1º e 2º Fórum Internacional SENAC de Cinema – Pensamento e Mercado, em novembro de 2005 e novembro de 2006. Produziu diversos curtas-metragens em 16, 35mm e em vídeo; dirigiu e produziu o curta-metragem Piccola Crônica, premiado no 19º Guarnicê de Cine-Vídeo do Maranhão, 1996, como “Melhor Filme Juri Popular”, Troféu São Luís - Prêmio Estímulo (Juri Técnico) e Prêmio Kodak. Participou de diversas comissões de seleção tais como: Programa de Fomento ao Cinema Paulista (2008 e 2011), Edital do Concurso de Apoio de Filmagem de Longa-Metragem no Estado de São Paulo (2008), dentre outros.

+
Mercado de trabalho

O profissional formado pela FAAP tem um largo campo de atuação. Ele pode trabalhar em televisão, produtoras de comerciais e institucionais, em filmes de longa ou curta-metragem, internet e celular. Entre as várias possibilidades de atuação estão as de roteirista, diretor, fotógrafo, diretor de arte, montador, produtor e crítico cinematográfico, e distribuição e exibição como agente do mercado cinematográfico.

+
Diferenciais do curso

Com moderna infraestrutura e equipamentos de última geração, a FAAP fornece ao aluno excelentes condições para a produção de filmes, estimulando o aprendizado e o domínio das técnicas envolvidas na produção cinematográfica. Os alunos da FAAP produzem em média, a cada semestre, 20 curtas-metragens. Estes filmes participam de festivais de cinema no Brasil e no exterior.

A filmoteca da FAAP é uma rica fonte de consultas e aprendizado. O acervo é composto por mais de 10 mil fotografias de filmes, 6 mil cartazes e 5 mil títulos de filmes com relevância acadêmica e histórica.

Soma-se a isso o diferencial único no mercado que é o de oferecer uma formação múltipla, em que o aluno tem a possibilidade de cursar disciplinas de outros cursos da FAAP, sem custos extras. O objetivo é proporcionar o desenvolvimento de competências indispensáveis ao profissional de hoje, como versatilidade, visão ampla e capacidade de atuar em diferentes contextos.

Vários profissionais de destaque foram formados pelo curso de Cinema da FAAP. Entre eles estão Lais Bodanzky, diretora dos premiados filmes “Bicho de Sete Cabeças”, “Chega de Saudade” e “As melhores Coisas do Mundo”; Filippo Capuzzi La Pietra, diretor e roteirista do filme “Noite Perdida”, vencedor do Los Angeles Comedy Festival como o melhor filme estrangeiro; e Paulinho Caruso, vencedor do Festival de Cinema de Gramado, na categoria curta-metragem, com o filme “Alphaville 2007 DC”.

+
Internacionalização

O curso possui parceria com diversas instituições em mais de 25 países, com destaque para New York Film Academy (EUA); Vancouver Film School (Canadá), Queensland University of Technology (Austrália), Universidad Camilo José Cela e Universidad Carlos III (Espanha), entre outros.

+
Depoimentos de ex-alunos

Paulinho Caruso
Diretor - 02 FILMES

Laís Bodanzky
Cineasta e Sócia - BURITI FILMES

Lawrence Wahba
Documentarista de Natureza