voltar
Produção Cultural
+
Sobre o curso

Inovador no mercado e o único em São Paulo, o curso Tecnológico em Produção Cultural da FAAP oferece uma formação especializada, possibilitando aos profissionais o domínio sobre todas as etapas e fases da produção cultural. É ofertado no período noturno e possui mensalidade diferenciada.

As disciplinas que compõem a estrutura curricular do curso, pioneiro na abordagem desse novo campo de atuação profissional, fornecem um amplo referencial cultural, panorama histórico e vocabulário específico. O curso estimula o aluno a entender a produção além de sua fase executiva, fazendo-o a pensar a cultura, compreender o seu significado e sua dimensão no mercado e no espaço de atuação profissional.

A estrutura do curso privilegia a experiência com o trabalho integrado e a articulação dos alunos no desenvolvimento de seus projetos de conclusão de curso, levando-os à experimentação de uma prática profissional coerente com os processos de planejamento, produção e gestão dos projetos culturais.

+
Organização

Prof. Fábio Righetto - Diretor
Graduado em Desenho Industrial com habilitação em Design de Produto pela Fundação Armando Alvares Penteado, especialista em Design pela Universidade São Judas Tadeu, mestre em Design Social (artes visuais) na UNESP. Designer de Produtos desde 1990, atuou em diversas empresas em diferentes segmentos até a fundação da Domus Industrial Design, em 1996, desenvolvendo produtos para cerca de 100 empresas no Brasil e no Exterior. Atualmente possui parceria com empresas de design nos EUA e Japão.
Participou, com produtos desenvolvidos para clientes, de exposições de design no Brasil, Holanda, Itália e Argentina. Coordenador de Design de Produtos na FAAP, de 2006 a 2011 e Vice-Diretor da Faculdade de Artes Plásticas desde fevereiro de 2015, e atualmente ocupa o cargo de Diretor da mesma Faculdade, a partir de agosto de 2015. É também professor dos cursos de graduação em design da FAAP e da USJT e professor do curso de pós-graduação em MBA de Gestão do Luxo (FAAP). Foi o Curador da Exposição DESIGN BRASILEIRO – Uma Mudança do Olhar, no Itamaraty (DF) em 2007. Revisor Técnico do livro Fundamentos do Design de Produto, da Editora Bookman. Um dos nove designers do mundo, selecionados pela Diesel, para participar do UNFOLD GLOBAL DESIGN CHALLENGE, em NY – EUA, com exposição no Diesel Denim Gallery (NY/EUA). Membro do Júri do XVII e do XIX Prêmio Design Museu da Casa Brasileira.
art.diretoria@faap.br
(11) 3662-7311 ou 3662-7312

Profª. Ana Maria Antunes Farinha - Coordenadora do Curso Tecnológico em Produção Cultural
Doutora em Artes Visuais pela ECA USP, Mestre em Estética e Historia da Arte pelo PPGEHA da USP; Especialista em Administração da Cultura pela FGV/SP, MBA em Gestão e Tecnologia da Qualidade pelo PECE/POLI USP; Graduada em Direito pela Universidade Mackenzie. Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Produção Cultural, na FAAP. Docente no curso de Produção Cultural, onde ministra disciplinas na área de gestão de projetos culturais, e no curso de graduação em Artes Visuais, no qual leciona as disciplinas Organização e Prática Profissional, Estudos de Museus e Sistema da Arte II. Coordena, também as áreas de Projetos Especiais, Projetos Gráficos e Expográficos e de Produção de Exposições do Museu de Arte Contemporânea da USP. Membro do ICOM-Brasil – The Internacional Council of Museums; do INCCA (International Network for the Conservation of Contemporary Art)e do Núcleo Docente Estruturante dos cursos de Artes Visuais da FAAP (bacharelado e licenciatura). Foi membro titular da área de artes visuais da Comissão de Análise e Averiguação de Projetos Culturais da Lei de Incentivo à Cultura do Município de São Paulo, no período entre 1995 a 2002. Possui experiência nas áreas de Administração da Cultura e de Museus, onde atua desde o início dos anos de 1980.
art.coordena@faap.br
(11) 3662-7302 ou 3662-7058


+
Mercado de trabalho

A área cultural no Brasil está em plena expansão, abrindo excelentes oportunidades para a contratação de novos profissionais. O curso promovido pela FAAP amplia as formas de atuação deste profissional. Ele pode exercer diversas atividades, de maneira independente ou vinculado a instituições e à iniciativa privada, para desenvolver ações e projetos nos diversos segmentos da área, tais como música, dança, artes visuais, artes cênicas, cinema, literatura, patrimônio, entre outros. Secretarias de cultura, bem como órgãos e fundações diretamente relacionados aos diferentes segmentos de atuação profissional oferecem, ainda, a possibilidade de atividades que vão da participação em elaboração de instrumentos de políticas públicas até a produção executiva de eventos, festivais, mostras, seminários e ações de disseminação da cultura e de suas reflexões. Acrescente-se a isto a possibilidade de atuação diretamente junto à área de marketing cultural, no desenvolvimento de planos e estratégias de investimento (incentivado, ou não), na área da cultura.

+
Diferenciais do curso

De natureza multidisciplinar, o curso Tecnológico em Produção Cultural da FAAP oferece elementos e informações sobre as diferentes áreas que fazem a interface, como administração e marketing e fornece uma visão panorâmica sobre a evolução dos diversos segmentos que compõem esse universo: audiovisual, artes cênicas, crítica de arte, design, literatura e moda, entre outros. Para a vivência e a experimentação da profissão ao longo do curso, os alunos contam com laboratórios técnicos e de criação, oficinas de linguagens artísticas e instalações culturais, como o Teatro FAAP, o Museu de Arte Brasileira FAAP (MAB – FAAP), a Residência Artística FAAP e as possibilidades decorrentes das parcerias culturais, nacionais e internacionais, firmadas pela Fundação.

Com um corpo docente formado por profissionais experientes, com efetiva atuação no mercado e diferenciada formação e atuação acadêmica, o curso possibilita ao aluno articular de diferentes formas os projetos de diversas áreas, como música, cinema, teatro, artes visuais, dança, circo, literatura e moda, entre outras. Soma-se a isso, o diferencial único no mercado que é o de oferecer, ao aluno, uma formação múltipla, ampliada e complementada pela possibilidade de cursar disciplinas de outros cursos da FAAP, sem custos extras. O objetivo é proporcionar o desenvolvimento de competências indispensáveis ao profissional de hoje, como versatilidade, visão ampla e capacidade de atuar em diferentes contextos.

Os profissionais formados no curso Tecnológico em Produção Cultural da FAAP inserem-se rapidamente no mercado, atuando em diversas atividades em empresas cinematográficas, produtoras de vídeo, instituições educacionais e culturais ou produtoras de eventos. Entre as principais atividades desenvolvidas estão produção de novelas, peças teatrais, exposições, figurinos, audiovisuais e maquiagem.

+
Internacionalização

O curso possui parceria com diversas instituições em mais de 10 países, destacando-se Queensland University of Technology (Austrália); University of Northampton, School of the Arts e University of Westminster (Reino Unido); Universidad Camilo José Cela (Espanha) e Universidad del Pacífico (Chile); bem como a perspectiva de atuação junto aos organismos que congregam residências artísticas no Brasil e no mundo.