A publicidade mudou muito nas últimas décadas e o curso da FAAP reflete essa nova publicidade. Mais do que a teoria, na FAAP o aluno é preparado para os futuros modelos de negócios, entendendo as novas formas de comunicação, o papel dos influenciadores e as mídias integradas. O curso oferece um repertório de arte e cultura aliado a temas de promoção e ativação, transmídia, branding, mídia digital, entre outros. Voltado ao business de comunicação, desenvolve habilidades criativas e inovadoras, qualificando o aluno para analisar ambientes de negócio, comportamentos do consumidor, assim como segmentar e posicionar produtos e serviços no mercado, implementar estratégias de marketing, controlar e avaliar resultados, respeitando os aspectos éticos e legais.
Prof. Dr. Rubens Fernandes Junior - Diretor
Graduado em Jornalismo pela FAAP e em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Industrial. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É professor na FAAP desde 1978, atuando nas disciplinas de Teoria da Comunicação e Análise da Imagem. Pesquisador e crítico de fotografia, escreveu centenas de artigos e ensaios para jornais, revistas e livros, sempre tentando mapear e valorizar a fotografia brasileira.
Desenvolveu trabalhos de consultoria para o Instituto Itaú Cultural, colaborando no projeto Setor Fotografia no Brasil, criando o maior banco de dados eletrônico sobre fotografia brasileira - século XIX e XX. Foi curador de diversas exposições de fotografia, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Atualmente, é pesquisador e crítico de fotografia; membro do conselho da Coleção Masp-Pirelli de Fotografia do Museu de Arte de São Paulo (MASP) e coordenador do Mês Internacional de Fotografia, realizado pelo NAFOTO.
Publicou os livros Código e Informação, editora Ática, em 1986; Labirinto e Identidades, em 2003, ed. Cosac Naify; O Século XIX na Fotografia Brasileira, em 2000; entre outros. Pela Editora Cosac Naify organizou os livros de Thomaz Farkas, Otto Stupakoff, Geraldo de Barros, B.J. Duarte, Aurelio Becherini e Guilherme Gaensly.
Prof. Dr. Luis Felipe C. e S. Ponde - Vice-Diretor e Coordenador de Curso
Doutor em Filosofia pela FFLCH da USP e Universidade de Paris VIII, pós-doutor pela Universidade de Tel Aviv, professor, coordenador de curso e vice-diretor de Comunicação e Marketing na FAAP, professor convidado da Escola Paulista de Medicina da Unifesp. É autor dos livros O Homem Insuficiente, Edusp; Conhecimento na Desgraça, Edusp; Crítica e Profecia, Filosofia da Religião em Dostoievski, ed. 34; Do Pensamento no Deserto, ensaios de filosofia, teologia e literatura, Edusp; Contra um Mundo Melhor, Ed. Leya; Para entender o catolicismo hoje, Ed. Benvira; Guia Politicamente Correto da Filosofia, Ed. Leya; colunista do jornal Folha de S Paulo e comentarista da TV Cultura.
Prof. Me. Eric Messa - Coordenador de Curso
Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC/SP), pós-graduado em Tecnologia Educacional (FAAP/SP) e graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (FAAP/SP).
Foi responsável pela implantação e hoje é o coordenador do Núcleo de Inovação em Mídia Digital da FAAP, além de professor da graduação, pós-graduação.
Já atuou como articulista do jornal Meio e Mensagem e em 2013 foi eleito um dos 50 profissionais mais inovadores do mercado de comunicação e marketing pela revista ProXXIma.
O mercado de trabalho nessa área está em constante desenvolvimento, com oportunidades em agências de comunicação ou propaganda, estúdios de criação, veículos de comunicação e consultorias de branding, inovação, mídia e pesquisa. O profissional poderá atuar também nos departamentos de marketing das empresas, em produtoras de som e vídeo e na área de mídias sociais.
• Visão criativa com profundos conhecimentos em marketing, disciplina que é ministrada nos oito semestres do curso.
• Estrutura curricular abrangente, que permite ao estudante atuar nos diversos segmentos desse mercado.
• Proximidade com o mercado por meio de oficinas com profissionais do mercado, visitas às agências e empresa e também os eventos como a Semana da Comunicação e os Encontros de Comunicação.
• Aulas práticas realizadas em estúdios de TV, rádio, fotografia, ilhas de edição e laboratórios com computadores Mac para aulas de criação e direção de arte.
• Realização de grupos de estudos e pesquisa com acompanhamento de professores.
• Incentivo ao empreendedorismo na área da comunicação, através do desenvolvimento de uma atividade interdisciplinar para elaboração de um Plano de Negócios de Comunicação.
• Parceria com empresas de dados que permite aos estudantes terem acesso às mesmas plataformas utilizadas no mercado profissional, entre elas: KANTAR/IBOPE Mídia, IPSOS/Marplan, IVC - Instituto Verificador de Comunicação, Jovedata e Socialbakers.
O curso possui parceria com inúmeras instituições em mais de 30 países, destacando-se George Washington University (EUA); University of Westminster (Reino Unido); Universidad Camilo José Cela, Universidad de Málaga, Universitat Internacional de Catalunya e Universidad Carlos III (Espanha).