voltar
Rádio e TV
+
Sobre o curso

A FAAP foi pioneira na criação do curso de Rádio e TV, implantado em 1976. Atualmente, o curso também engloba a produção de conteúdo para mídias digitais. Os profissionais formados pela instituição desenvolvem a capacidade criativa e o domínio de todo o processo de formatação de programas de rádio, TV e internet. O curso tem como foco principal a formação de roteiristas, produtores executivos e diretores de programas, capacitando o profissional para atuar em todas as áreas de comunicação.

+
Organização

Prof. Dr. Rubens Fernandes Junior - Diretor

Graduado em Jornalismo pela FAAP e em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Industrial. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É professor na FAAP desde 1978, atuando nas disciplinas de Teoria da Comunicação e Análise da Imagem. Pesquisador e crítico de fotografia, escreveu centenas de artigos e ensaios para jornais, revistas e livros, sempre tentando mapear e valorizar a fotografia brasileira.
Desenvolveu trabalhos de consultoria para o Instituto Itaú Cultural, colaborando no projeto Setor Fotografia no Brasil, criando o maior banco de dados eletrônico sobre fotografia brasileira - século XIX e XX. Foi curador de diversas exposições de fotografia, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Atualmente, é pesquisador e crítico de fotografia; membro do conselho da Coleção Masp-Pirelli de Fotografia do Museu de Arte de São Paulo (MASP) e coordenador do Mês Internacional de Fotografia, realizado pelo NAFOTO.
Publicou os livros Código e Informação, editora Ática, em 1986; Labirinto e Identidades, em 2003, ed. Cosac Naify; O Século XIX na Fotografia Brasileira, em 2000; entre outros. Pela Editora Cosac Naify organizou os livros de Thomaz Farkas, Otto Stupakoff, Geraldo de Barros, B.J. Duarte, Aurelio Becherini e Guilherme Gaensly.

 

Prof. Dr. Luis Felipe C. e S. Ponde - Vice-Diretor e Coordenador de Curso

Doutor em Filosofia pela FFLCH da USP e Universidade de Paris VIII, pós-doutor pela Universidade de Tel Aviv, professor, coordenador de curso e vice-diretor de Comunicação e Marketing na FAAP, professor convidado da Escola Paulista de Medicina da Unifesp. É autor dos livros O Homem Insuficiente, Edusp; Conhecimento na Desgraça, Edusp; Crítica e Profecia, Filosofia da Religião em Dostoievski, ed. 34; Do Pensamento no Deserto, ensaios de filosofia, teologia e literatura, Edusp; Contra um Mundo Melhor, Ed. Leya; Para entender o catolicismo hoje, Ed. Benvira; Guia Politicamente Correto da Filosofia, Ed. Leya; colunista do jornal Folha de S Paulo e comentarista da TV Cultura.

 

Profa. Nathalie Hornhardt - Coordenador do Curso de Rádio e Televisão

Radialista, doutoranda em Comunicação e Práticas do Consumo, na ESPM-SP; mestre em Mídia e Religião pela PUC-SP e graduada em Comunicação Social pela FAAP. É professora na FAAP, onde ministra as disciplinas: "Teorias da Comunicação", “Comunicação e Religião", “Indústria Audiovisual", entre outras. Integra o grupo de pesquisa “JUVENÁLIA: questões estéticas, geracionais, raciais e de gênero na comunicação e no consumo”. É autora do livro “Quando o Santo é Forte: uma discussão sobre a insuficiência humana no documentário de Eduardo Coutinho". Já trabalhou com produção e roteiro na Rádio Jovem Pan, MTV, Editora Abril e Rádio Cultura. Atua principalmente nos seguintes temas: “comportamento nas mídias sociais digitais”; influenciadores digitais”; “espiritualidades, religião e mídia”; “séries televisivas”; comunicação; felicidade e ética.



+
Mercado de trabalho

O profissional de Rádio e TV encontra colocação em vários campos de trabalho. Ele pode atuar em emissoras abertas de rádio e televisão, canais fechados, produtoras audiovisuais, sites de internet, produtoras de comerciais e de conteúdo para web, agências de publicidade e propaganda, bem como em canais institucionais de grandes empresas ou organizações, gerenciando e coordenando o processo de comunicação.

+
Diferenciais do curso

Primeira escola da América Latina a instalar um estúdio Full HD, com tapeless e servidores HD, a FAAP possibilita ao aluno ter acesso a uma tecnologia avançada para realizar a produção de programas para rádio, TV e mídias sociais. São quatro estúdios de rádio, três de televisão, oito câmeras HD para externas, nove câmeras de estúdio, Protools HD e duas ilhas AvidNitrus, idênticas às utilizadas na edição do filme “Avatar”. A estrutura de gravação em servidores é a mesma das grandes emissoras.

A experiência acumulada pela FAAP no ensino de Rádio e TV é uma garantia da formação de profissionais com pleno domínio das técnicas necessárias à atividade. O aluno é preparado para ser o realizador, passando por uma formação técnica, operacional e artística. Ele aprende a dirigir atores, apresentadores e equipe técnica, bem como a gerir processos e pessoas.

A equipe técnica, composta por 50 profissionais que trabalham em emissoras de rádio e TV, como operadores de áudio e de câmeras, iluminadores, sonoplastas e cenotécnicos, é dirigida pelos alunos, possibilitando uma rica aprendizagem prática da atividade.

Soma-se a isso o diferencial único no mercado que é o de oferecer uma formação múltipla, em que o aluno tem a possibilidade de cursar disciplinas de outros cursos da FAAP, sem custos extras. O objetivo é proporcionar o desenvolvimento de competências indispensáveis ao profissional de hoje, como versatilidade, visão ampla e capacidade de atuar em diferentes contextos.

+
Internacionalização

O curso possui parceria com inúmeras instituições em mais de 30 países, destacando-se George Washington University (EUA); University of Westminster (Reino Unido); Universidad Camilo José Cela, Universidad de Málaga, Universitat Internacional de Catalunya e Universidad Carlos III (Espanha) e, University of Salford (Reino Unido).

+
Depoimentos de ex-alunos

Sarah Oliveira
Apresentadora - GNT

Eduardo Brandini
Diretor de Conteúdo - YOUTUBE