voltar
Relações Públicas
+
Sobre o curso

O curso de Relações Públicas da FAAP forma profissionais inovadores, criativos, com elevado senso crítico e capacidade para desenvolver e aplicar estratégias de comunicação organizacional. O curso possibilita ao aluno desenvolver as habilidades para ser o gestor da imagem e da reputação de pessoas, empresas, órgãos públicos e instituições, definindo as ações e canais de comunicação adequados para a construção do relacionamento com públicos-alvo, como imprensa, clientes, governo, funcionários e comunidade.

+
Organização

Prof. Dr. Rubens Fernandes Junior - Diretor

Graduado em Jornalismo pela FAAP e em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Industrial. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É professor na FAAP desde 1978, atuando nas disciplinas de Teoria da Comunicação e Análise da Imagem. Pesquisador e crítico de fotografia, escreveu centenas de artigos e ensaios para jornais, revistas e livros, sempre tentando mapear e valorizar a fotografia brasileira.
Desenvolveu trabalhos de consultoria para o Instituto Itaú Cultural, colaborando no projeto Setor Fotografia no Brasil, criando o maior banco de dados eletrônico sobre fotografia brasileira - século XIX e XX. Foi curador de diversas exposições de fotografia, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Atualmente, é pesquisador e crítico de fotografia; membro do conselho da Coleção Masp-Pirelli de Fotografia do Museu de Arte de São Paulo (MASP) e coordenador do Mês Internacional de Fotografia, realizado pelo NAFOTO.
Publicou os livros Código e Informação, editora Ática, em 1986; Labirinto e Identidades, em 2003, ed. Cosac Naify; O Século XIX na Fotografia Brasileira, em 2000; entre outros. Pela Editora Cosac Naify organizou os livros de Thomaz Farkas, Otto Stupakoff, Geraldo de Barros, B.J. Duarte, Aurelio Becherini e Guilherme Gaensly.

 

Prof. Dr. Luis Felipe C. e S. Ponde - Vice-Diretor e Coordenador de Curso

Doutor em Filosofia pela FFLCH da USP e Universidade de Paris VIII, pós-doutor pela Universidade de Tel Aviv, professor, coordenador de curso e vice-diretor de Comunicação e Marketing na FAAP, professor convidado da Escola Paulista de Medicina da Unifesp. É autor dos livros O Homem Insuficiente, Edusp; Conhecimento na Desgraça, Edusp; Crítica e Profecia, Filosofia da Religião em Dostoievski, ed. 34; Do Pensamento no Deserto, ensaios de filosofia, teologia e literatura, Edusp; Contra um Mundo Melhor, Ed. Leya; Para entender o catolicismo hoje, Ed. Benvira; Guia Politicamente Correto da Filosofia, Ed. Leya; colunista do jornal Folha de S Paulo e comentarista da TV Cultura.

 

Profª Simone Bambini - Coordenadora do Curso de Relações Públicas

Doutorando em Comunicação, Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Pós-graduada em Administração e Marketing pela FECAP e Graduada em Relações Públicas. Professora e Coordenadora da Habilitação em Relações Públicas na FAAP. Conselheira do CONRERP – Conselho Regional dos Profissionais de RP e atua na área de comunicação empresarial.

+
Mercado de trabalho

O profissional de Relações Públicas dispõe de um vasto campo de atuação, tanto na área pública como no setor privado. Ele pode trabalhar em atividades estratégicas nos mais diferentes tipos de organização, como gestor ou diretor de comunicação ou de marca, em agências de comunicação, de relações públicas, de pesquisa e marketing. É possível atuar também em atividades funcionais (eventos, assessoria de imprensa, mídias sociais, gestão e prevenção de crises, sustentabilidade), na comunicação dirigida para sucessão empresarial, em recursos humanos e na área governamental.

+
Diferenciais do curso

A excelente infraestrutura, com modernos laboratórios, o universo cultural da FAAP, com exposições e peças teatrais, bem como as aulas unificadas com outras áreas, como Administração, Direito e Economia, propiciam ao aluno a oportunidade de um rico e útil aprendizado para o exercício da profissão de Relações Públicas. Nos últimos 20 anos, a FAAP foi, segundo a Associação Brasileira de Relações Públicas, a faculdade mais premiada em trabalhos de TCC.

A estrutura curricular do curso, que concilia as matérias de Humanidades com as disciplinas de mercado, amplia o repertório de argumentos dos alunos, possibilitando o refinamento do senso crítico e da capacidade de análise. A FAAP promove palestras, encontros, seminários e workshops com profissionais conceituados do mercado e pesquisadores das áreas de comunicação e relações públicas, criando a oportunidade de um diálogo construtivo entre profissionais e estudantes.

Soma-se a isso o diferencial único no mercado que é o de oferecer uma formação múltipla, em que o aluno tem a possibilidade de cursar disciplinas de outros cursos da FAAP, sem custos extras. O objetivo é proporcionar o desenvolvimento de competências indispensáveis ao profissional de hoje, como versatilidade, visão ampla e capacidade de atuar em diferentes contextos.

+
Internacionalização

O curso possui parceria com inúmeras instituições em mais de 30 países, destacando-se George Washington University (EUA), Universidad Camilo José Cela, Universidad de Málaga, Universitat Internacional de Catalunya e Universidad Carlos III (Espanha).

+
Depoimentos de ex-alunos

Astrid Vasconcellos
Diretora de Marketing e Comunicação - DISCOVERY BRASIL

Rafael Faro
Diretor Executivo - FSB COMUNICAÇÕES