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Jornalismo
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Sobre o curso

No curso de Jornalismo da FAAP, o foco é na formação de um profissional capaz de produzir conteúdo jornalístico para diversas plataformas. Esse conteúdo tem formas diferenciadas – escrita, sonora, imagética, interativa – e sua produção depende de competências nas áreas de redação, de produção de TV, de rádio, de mídias digitais. O curso proporciona ao aluno, além de noções sobre a produção jornalística, conhecimentos nas áreas de distribuição e programação e mercado editorial.

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Organização

Prof. Dr. Rubens Fernandes Junior - Diretor

Graduado em Jornalismo pela FAAP e em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Industrial. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É professor na FAAP desde 1978, atuando nas disciplinas de Teoria da Comunicação e Análise da Imagem. Pesquisador e crítico de fotografia, escreveu centenas de artigos e ensaios para jornais, revistas e livros, sempre tentando mapear e valorizar a fotografia brasileira.
Desenvolveu trabalhos de consultoria para o Instituto Itaú Cultural, colaborando no projeto Setor Fotografia no Brasil, criando o maior banco de dados eletrônico sobre fotografia brasileira - século XIX e XX. Foi curador de diversas exposições de fotografia, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Atualmente, é pesquisador e crítico de fotografia; membro do conselho da Coleção Masp-Pirelli de Fotografia do Museu de Arte de São Paulo (MASP) e coordenador do Mês Internacional de Fotografia, realizado pelo NAFOTO.
Publicou os livros Código e Informação, editora Ática, em 1986; Labirinto e Identidades, em 2003, ed. Cosac Naify; O Século XIX na Fotografia Brasileira, em 2000; entre outros. Pela Editora Cosac Naify organizou os livros de Thomaz Farkas, Otto Stupakoff, Geraldo de Barros, B.J. Duarte, Aurelio Becherini e Guilherme Gaensly.

 

Prof. Dr. Luis Felipe C. e S. Ponde - Vice-Diretor

Doutor em Filosofia pela FFLCH da USP e Universidade de Paris VIII, pós-doutor pela Universidade de Tel Aviv, professor, coordenador de curso e vice-diretor de Comunicação e Marketing na FAAP, professor convidado da Escola Paulista de Medicina da Unifesp. É autor dos livros O Homem Insuficiente, Edusp; Conhecimento na Desgraça, Edusp; Crítica e Profecia, Filosofia da Religião em Dostoievski, ed. 34; Do Pensamento no Deserto, ensaios de filosofia, teologia e literatura, Edusp; Contra um Mundo Melhor, Ed. Leya; Para entender o catolicismo hoje, Ed. Benvira; Guia Politicamente Correto da Filosofia, Ed. Leya; colunista do jornal Folha de S Paulo e comentarista da TV Cultura.

 

Profª Edilamar Galvão da Silva

Tem mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, e é pós-doutoranda em Direitos, Humanidades e outras Legitimidades, no núcleo DIVERSITAS-USP. É coordenadora do LabJor, laboratório de produção jornalística, que produz a Revista Eletrônica LabJor FAAP e pesquisadora nas áreas de Arte e Tecnologia, Comunicação, Jornalismo e Cultura Digital. Leciona na graduação e na pós-graduação da FAAP, nas áreas de Estética e Jornalismo.

Ainda na FAAP, desenvolve e coordena parcerias para a realização de eventos como o Debates & Provocações Época/FAAP, que teve 10 edições; as Aulas Abertas de Jornalismo Cultural, e o Ciclo FAAP/EL PAÍS. Realiza atualmente uma pesquisa sobre o advento das chamadas fake news no ambiente informacional contemporâneo.

Foi repórter, apresentadora e diretora em 1994 e 1995 na TV Cultura do Amazonas, e colaboradora do jornal Folha de S. Paulo de 1997 a 1999. Publicou o livro de poemas DUVIDA DIVIDA DADIVA (ISBN 9788591002603, 2009). Em 2009/2010 assinou uma coluna sobre cinema e filosofia para a Revista Beta (ISSN 1983-2265) e atuou também como crítica de Artes Visuais na Revista Bravo.

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Mercado de trabalho

O profissional formado pela FAAP pode trabalhar na produção de conteúdo jornalístico para jornais, revistas, TV, rádio, mídias digitais. Conseguirá realizar coberturas de eventos esportivos, de entretenimento, produzir blogs, realizar documentários, bem como atuar como gestor de distribuição. Sobre as oportunidades, talvez seja importante citar o megainvestidor Marc Andreessen, membro do conselho de administração do Facebook, do eBay e da HP: “sou a pessoa mais otimista que conheço sobre o negócio do jornalismo nos próximos 20 anos”. Segundo ele, a internet representa uma enorme possibilidade de expansão para o mercado.

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Diferenciais do curso

O Curso de Jornalismo da FAAP nasceu considerando as novas diretrizes curriculares para a formação do jornalista. Enquanto outras instituições irão se adaptar aos novos conteúdos e premissas curriculares, o curso da FAAP já considera a formação profissional e a prática laboratorial integradas desde o primeiro semestre. Para tanto, o curso conta com moderna infraestrutura, com laboratórios para as produções de textos, de conteúdos imagéticos.

Trata-se de uma estrutura curricular que foca a formação para mídias digitais, não só como produção de conteúdo – algo comum em alguns concorrentes – mas, e principalmente, de conteúdo de diferentes formatos – imagéticos, sonoros, interativos.
Isso caracteriza os objetivos da formação para a produção de conteúdo jornalístico para diversas plataformas. São disciplinas como Jornalismo Visual e Mídias Digitais que permitirão isso.

O curso considera a importância da formação de um profissional capaz de entender a dinâmica do mercado, perceber as novas tendências editoriais e de programação para a produção de conteúdo noticioso e documental para TV, rádio, mídias digitais, jornais e revistas.

Para constituir esse profissional com ampla formação humanística e profissional, o aluno poderá cursar disciplinas de outros cursos da FAAP, sem custos adicionais. Isso permitirá que o aluno escolha áreas de conhecimento diferenciadas nas quais desenvolverá competências importantes ao seu desempenho profissional futuro.

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Internacionalização

O curso possui parceria com diversas instituições em mais de 28 países, destacando-se, ISEP -International Student Exchange Program, Universidad del Salvador (Argentina), Queensland University of Technology, (Austrália), George Washington University (EUA); Universidad Camilo José Cela, Universidad de Málaga, Universitat Internacional de Catalunya e Universidad Carlos III (Espanha), Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey (México). Além disso, o aluno pode realizar cursos de férias na Berkeley Summer Sessions.