voltar
Animação
+
Sobre o curso

A animação tem sido o setor com maior desenvolvimento, tanto tecnológico como comercial, ganhando destaque em vários meios e até mesmo com aplicações para internet e celulares. Na história da animação brasileira, foram realizados 34 longas-metragens exclusivamente em animação. Deste total, 23 filmes, ou seja, 65% da produção nacional foram realizados em São Paulo - isso sem considerar a produção de filmes publicitários, onde os maiores e mais tradicionais estúdios estão situados. Essa tendência se repete também com o curta-metragem, mas em proporção um pouco menor. A produção de séries para TV se concentra no eixo Rio - São Paulo, dividida de forma mais equilibrada. Com o aumento do número de canais pagos em alta definição e a cota de produção nacional, observou-se a necessidade de lançar novos títulos e produtos. Atualmente, temos cerca de 30 séries de animação sendo produzidas e algumas já exibidas em canais.

A indústria de games que começa a se desenvolver também abre um espaço importante no mercado de trabalho ao requerer profissionais especializados que favoreçam a criação e o desenvolvimento de uma indústria nacional.

Este curso, bacharelado em Cinema e Animação, destina-se a todos que desejam atuar nessas áreas do entretenimento.

Com nota 4 na avaliação do MEC, o curso possui duração de oito semestres (4 anos) e integra disciplinas de formação humanística com disciplinas específicas de animação, que atendem às necessidades apresentadas pelo mercado para o exercício das principais funções, tais como: argumento, roteiro, criação de personagens, desenho conceitual, direção de arte, criação e gravação de vozes especiais, cenografia e ambientação, direção de animação 2D, 3D e stopmotion, fotografia, intercalação, clean-up, colorização, edição, design de games, produção executiva, legislação, distribuição e exibição. Além disso, possui disciplinas essenciais à formação artística e cultural, como: desenho básico e aplicado, fundamentos da animação, história da arte, análise da imagem e fenomenologia do movimento.

+
Organização

Prof. Dr. Rubens Fernandes Junior - Diretor

Graduado em Jornalismo pela FAAP e em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Industrial. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É professor na FAAP desde 1978, atuando nas disciplinas de Teoria da Comunicação e Análise da Imagem. Pesquisador e crítico de fotografia, escreveu centenas de artigos e ensaios para jornais, revistas e livros, sempre tentando mapear e valorizar a fotografia brasileira.
Desenvolveu trabalhos de consultoria para o Instituto Itaú Cultural, colaborando no projeto Setor Fotografia no Brasil, criando o maior banco de dados eletrônico sobre fotografia brasileira - século XIX e XX. Foi curador de diversas exposições de fotografia, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Atualmente, é pesquisador e crítico de fotografia; membro do conselho da Coleção Masp-Pirelli de Fotografia do Museu de Arte de São Paulo (MASP) e coordenador do Mês Internacional de Fotografia, realizado pelo NAFOTO.
Publicou os livros Código e Informação, editora Ática, em 1986; Labirinto e Identidades, em 2003, ed. Cosac Naify; O Século XIX na Fotografia Brasileira, em 2000; entre outros. Pela Editora Cosac Naify organizou os livros de Thomaz Farkas, Otto Stupakoff, Geraldo de Barros, B.J. Duarte, Aurelio Becherini e Guilherme Gaensly.


Prof. Dr. Luis Felipe C. e S. Ponde - Vice-Diretor e Coordenador de Curso

Doutor em Filosofia pela FFLCH da USP e Universidade de Paris VIII, pós-doutor pela Universidade de Tel Aviv, professor, coordenador de curso e vice-diretor de Comunicação e Marketing na FAAP, professor convidado da Escola Paulista de Medicina da Unifesp. É autor dos livros O Homem Insuficiente, Edusp; Conhecimento na Desgraça, Edusp; Crítica e Profecia, Filosofia da Religião em Dostoievski, ed. 34; Do Pensamento no Deserto, ensaios de filosofia, teologia e literatura, Edusp; Contra um Mundo Melhor, Ed. Leya; Para entender o catolicismo hoje, Ed. Benvira; Guia Politicamente Correto da Filosofia, Ed. Leya; colunista do jornal Folha de S Paulo e comentarista da TV Cultura.


Profª. MA. Stephanie Watanabe - Coordenadora do Curso de Animação

Graduada em Design de Animação pela Universidade Anhembi Morumbi, especialista em Produção Executiva pelo SENAC São Paulo, e Mestre em Comunicação Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi. É professora na FAAP, entre outras instituições, atuando em disciplinas relacionadas a Criação de Personagem, Animação 2D tradicional e digital, Produção Executiva e História da Animação Mundial e Brasileira. Pesquisadora de animação, possui publicações em anais de congressos, revistas e periódicos de cinema, onde analisa a historicidade e evolução de gêneros, técnicas, narrativas e mídias contemporâneas. É jurada do festival EXPOCOM dentro do congresso INTERCOM, maior congresso brasileiro das ciências da comunicação, desde 2018. Começou a carreira como animadora e artista 2D, nos anos 2000, em meios online e cinematográficos, e atualmente atua em processos de produção executiva comercial, consultoria e financiamentos para projetos audiovisuais ficcionais e não ficcionais. Dentre outras obras, coordenou as séries animadas “Nilba e os Desastronautas” (primeira animação 100% independente brasileira a ser exibida nos EUA, Starz Channel), “Osmar a Primeira Fatia do Pão de Forma” (Gloob) e mais de 23 horas de conteúdo animado independente, incluindo curtas, médias, e longas-metragens animados. Foi responsável por produzir conteúdo gráfico, artístico e textual de comercialização (Bíblias comerciais) de mais de 300 projetos audiovisuais, incluindo “Spectros” (Netflix), “Aeroporto – Área Restrita” (Discovery Channel), “Que Seja Doce” (GNT), “Santo Forte” (AXN), “Predestinado” (Imagem Filmes), e o documentário “Claude – Além da Cozinha” (GNT, um dos finalistas no Festival de NY). Produziu e coordenou equipes de variados jogos de aplicativos e de consoles, destacando-se games da Sesame Street Latin America, e o jogo “Cobra Kai – The Karate Kid Saga Continues” (Sony, PS4, XBOX, Nintendo Switch), baseado na série homônima.

+
Mercado de trabalho

O profissional de animação pode atuar em quase todas as áreas do entretenimento, desempenhando as seguintes funções:

1) Direção, produção e roteiro de: curtas, longas-metragens, comerciais de TV, videogames, institucionais, educativos, aberturas de novelas e programas, séries de TV em animação 2D, 3D, stopmotion.

2) Diretamente relacionadas à animação: diretor de animação, animador, intercalador, clean-up, arte-finalista, colorista - para animação em 2D, 3D, stopmotion e games.

3) Com abrangência em outras áreas: direção de arte, desenho conceitual, layout, ilustração, storyboard, composição visual para cinema, televisão, game e publicidade.

4) Efeitos visuais e especiais para cinema e televisão.

5) Podem trabalhar em produtoras de cinema, emissoras de televisão, estúdios de games, agências de propaganda, provedores de internet ou outras empresas ligadas ao entretenimento ou à comunicação visual.

+
Diferenciais do curso

Além de ser o primeiro bacharelado em animação do Estado de São Paulo - onde se concentra mais da metade da produção nacional de animação -, nosso aluno irá estudar com professores que atuam nas áreas de animação, cinema, televisão e games. O curso conta com laboratórios especializados e disponíveis tanto para aulas como para o desenvolvimento de projetos acadêmicos e autorais, e têm à disposição uma biblioteca atualizada e uma filmoteca, com acervo de mais de 4.000 filmes, fotos, roteiros e cartazes.

A FAAP reconhece a importância da network entre os profissionais do mercado brasileiro, internacional e nossos alunos, e por isso já promoveu encontros e workshops com os mais reconhecidos animadores, como: Carlos Saldanha, Bruno Bozzetto, Roberto Frattini, Serge Avedikian, Tarik Saleh, entre outros, mantendo sempre um canal aberto com o mercado para estimular a colocação de nossos talentos em projetos profissionais.

+
Internacionalização

A área de Comunicação e Marketing possui parceria com diversas instituições em mais de 25 países, com destaque para New York Film Academy (EUA); Vancouver Film School (Canadá), Queensland University of Technology (Austrália), Universidad Camilo José Cela e Universidad Carlos III (Espanha), entre outros.