Internacionalização
Intercâmbio
+
1. O que é o Programa de Intercâmbio

A FAAP vem concretizando parcerias e acordos com universidades internacionais a fim de consolidar sua presença no exterior e atrair estudantes estrangeiros, bem como promover um ambiente multicultural aos alunos brasileiros da instituição.

Através destes acordos, o Departamento de Intercâmbio e Internacionalização oferece aos alunos de todos os cursos da FAAP a possibilidade de realizar programas de intercâmbio educacionais e culturais.

O aluno escolhe uma instituição conveniada com a FAAP, apresenta sua candidatura e, caso seja aprovado, poderá se preparar para cursar disciplinas de graduação por um semestre ou até um ano no exterior.

Durante o programa de intercâmbio, com algumas exceções, o aluno paga normalmente as mensalidades para a FAAP e não para a instituição anfitriã.

O Departamento de Intercâmbio e Internacionalização da FAAP cuida de todo o processo de inscrição e documentação antes, durante e após o programa de intercâmbio do aluno.

+
2. A quem se destina

A todos os alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da FAAP.

+
3. Duração

O programa de intercâmbio tem duração de um semestre e poderá ser renovado por igual período desde que a FAAP e a instituição anfitriã concordem com a extensão. Algumas universidades podem exigir que o programa seja anual para os cursos de Arquitetura e Engenharia.

+
4. Tipos de Intercâmbio

Intercâmbios realizados bilateralmente, através de convênios entre a FAAP e outra instituição no exterior.

Intercâmbios realizados multilateralmente, através de convênios assinados entre várias instituições de diversos países, incluindo a FAAP:

ISEP (International Student Exchange Program) – integrado por mais de 321 instituições em 56 países.

+
5. Escolha um destino e verifique a disponibilidade de vagas

Consulte as opções de destino abaixo, certifique-se de que a instituição escolhida oferece cursos na sua área e verifique se há vagas disponíveis.

ATENÇÃO: Em todos os países, com algumas exceções, os alunos continuam matriculados pagando a mensalidade da FAAP e, quando no país de destino, só pagam pela acomodação e alimentação.

A diferença entre o programa ISEP e o programa bilateral é que no programa ISEP, o aluno paga pela acomodação e alimentação ainda no Brasil, enquanto no programa bilateral, esses custos são pagos durante o programa. Para maiores esclarecimentos, consulte o Departamento de Intercâmbio e Internacionalização da FAAP.

+
6. Apresente uma candidatura

7. Selecione as disciplinas a serem cursadas no exterior

+
8. Equivalência de Disciplinas

Ficha de pré-aproveitamento de estudos

O aluno deverá consultar o orientador acadêmico do seu curso, que acompanhará a seleção das disciplinas a serem cursadas na instituição anfitriã.

O aluno poderá cursar o número de disciplinas e/ou créditos indicados e aprovados pela instituição anfitriã. Normalmente os alunos atendem de 3 a 6 disciplinas no exterior, o que corresponde à carga horária completa da instituição anfitriã.

Os alunos poderão selecionar disciplinas compatíveis (em carga horária e conteúdo) às oferecidas pela FAAP no semestre do intercâmbio e verificar com o orientador acadêmico a possibilidade de equivalência de disciplinas. Esta avaliação deve ser indicada através da Ficha de Aproveitamento de Estudos.

No entanto, é recomendável que os alunos selecionem disciplinas complementares à grade curricular oferecida pela FAAP, selecionando conteúdos do seu interesse.

+
9. Prazo para inscrição
Período de realização do intercâmbio ISEP Bilaterais
1º semestre 15 de agosto 10 de setembro
2º semestre 26 de janeiro 31 de março
+
10. Critérios de Seleção

A seleção dos participantes será feita com base nos seguintes critérios:

  • Média acadêmica;
  • Certidão internacionalmente reconhecida de proficiência na língua do país e curso escolhido (em alguns casos este critério é primordial);
  • Semestre no qual o aluno se encontra matriculado. Recomendamos a participação no programa a partir do terceiro semestre. Algumas instituições exigem que o aluno tenha completado no mínimo um ano de estudos na instituição de origem para participar do programa de intercâmbio. Terão prioridade os alunos nos semestres mais avançados.
  • Cumprimento de prazos e qualidade da candidatura apresentada. No caso dos alunos da Faculdade de Artes também será avaliado o portfólio apresentado.
  • Entrevista com o Departamento de Intercâmbio e Internacionalização e aprovação do Diretor da Faculdade.

OBS: A Instituição anfitriã tem o direito de vetar as candidaturas dos alunos que não atendam a seus requisitos. Os critérios de seleção não seguem uma ordem.

+
12. Deveres do aluno candidato ao intercâmbio

  1. Deverá providenciar e apresentar toda a documentação necessária para a realização da inscrição;.
  2. Deverá selecionar as disciplinas que serão cursadas na universidade anfitriã. Para aproveitamento de estudos, o candidato apresentará ao Orientador Acadêmico da FAAP a descrição destas disciplinas e juntos elaborarão um plano de estudos no exterior, completando a ficha de pré-aproveitamento de estudos do Departamento de Intercâmbio e Internacionalização;
  3. Deverá se responsabilizar pela tradução da documentação, caso seja necessário;
  4. Deverá respeitar os critérios de seleção aplicados pelo Departamento de Intercâmbio e Internacionalização.

+
13. Deveres do aprovado para o intercâmbio

Uma vez selecionado e admitido para o programa de intercâmbio, o aluno terá as seguintes responsabilidades:

  1. Deverá contratar um seguro de saúde internacional, válido no país selecionado. No caso dos candidatos ao intercâmbio através do ISEP, o seguro de saúde contratado será oferecido pelo ISEP.
  2. Deverá encaminhar ao Departamento de Intercâmbio e Internacionalização da FAAP uma cópia do visto de estudante obtido no Consulado ou Embaixada estrangeira no Brasil. A tramitação do visto é de total responsabilidade do aluno de intercâmbio .
  3. Deverá encaminhar ao Departamento de Intercâmbio e Internacionalização as informações referentes à sua saída do Brasil, assim que definidas. Não é permitido se apresentar na Universidade Anfitriã fora do prazo estabelecido pela mesma.
  4. Deverá comunicar ao Departamento de Intercâmbio e Internacionalização sua chegada ao país estrangeiro em um prazo máximo de uma semana.
  5. Deverá contatar o Departamento de Relações Internacionais da universidade anfitriã, ou o escritório correspondente, em um prazo máximo de uma semana, bem como aceitar seus horários de trabalho, suas determinações e metodologias.
  6. Deverá apresentar ao Departamento de Relações Internacionais da universidade anfitriã ou ao coordenador de curso dessa instituição, a ficha de pré-aproveitamento de estudos contendo o plano de estudos e, em base aos lineamentos desse plano, deverá se inscrever nos cursos oferecidos pela instituição anfitriã.
  7. Deverá informar ao Departamento de Intercâmbio e Internacionalização da FAAP qualquer mudança ocorrida no plano de estudos, sob pena de não poder contar com o aproveitamento de estudos.
  8. Deverá, em seu regresso, apresentar ao Departamento de Intercâmbio e Internacionalização um documento oficial emitido pela universidade estrangeira com o plano de curso atendido e seu desempenho.
  9. A apresentação do histórico escolar da instituição anfitriã é de responsabilidade exclusiva do aluno e a FAAP não se responsabiliza pela demora na entrega do documento.
  10. Desta forma, o aproveitamento definitivo de estudos será feito no Brasil, em base aos procedimentos gerais de aproveitamento de estudos estabelecidos pela Faculdade. A FAAP não se responsabiliza por alterações ocorridas no plano de estudos do aluno durante o programa de intercâmbio.
  11. Todos os prazos estabelecidos deverão ser fielmente cumpridos, pois implicam no bom funcionamento do programa de intercâmbio.

+
14. Organize sua viagem!

  • Verifique com a companhia aérea o peso e a quantidade de bagagem permitida.
  • Faça uma pasta com todos os documentos importantes e leve juntamente com sua mala de mão.
  • Tenha sempre em mãos uma cópia autenticada de seu passaporte. Evite andar com o seu passaporte original.
  • Evite andar com muito dinheiro; ande somente com o necessário para o dia. Prefira cartões de crédito e débito.
  • Ande sempre com o seu seguro de saúde.
  • Tenha anotados números de telefone para emergências e informações importantes.
  • Deixe uma procuração com amplos poderes para algum membro de sua família.
  • Tome sempre cuidado com seus bens e objetos de valor.
  • Verifique se o seu país de destino exige alguma vacina específica.
  • Estude os aspectos culturais de seu país de destino.