Na FAAP, a atenção ao conteúdo histórico e tradicional dos cursos de Direito é complementada pela formação humanística e cultural. O curso incentiva o empreendedorismo e a prática de ações criativas e construtivas, formando profissionais com visão moderna e diversificada, capacitando-os para o pleno exercício da atividade jurídica nas mais diversas áreas. Além de fornecer os conhecimentos técnicos para a carreira jurídica, como organização social e normas, o curso possibilita ao aluno aprimorar as habilidades necessárias às atividades próprias aos operadores do Direito nas mais diversas áreas, como a expressão verbal e corporal, a escuta ativa e o gosto pela leitura e escrita.
Prof. Dr. Álvaro Villaça Azevedo - Diretor e Coordenador do Curso
Diretor, Coordenador do Curso e Professor Titular Pleno de Direito Civil e Direito Romano da Faculdade de Direito da Fundação Armando Alvares Penteado-FAAP.
Doutor em Direito, Livre Docente, Associado, Titular em Direito Civil e ex-Diretor da Faculdade de Direito da USP.
Titular em Direito Civil e Direito Romano e ex-Diretor da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Advogado, Parecerista e Consultor Jurídico.
dir.alvaro@faap.br
3662-7343
Prof. José Roberto Neves Amorim - Vice-Diretor
Vice-diretor e Professor Titular de Direito Processual Civil da Faculdade de Direito da Fundação Armando Alvares Penteado-FAAP.
Doutor em Processo Civil - Pontificia Universidade Católica
Mestre em Direito Civil Comparado - Faculdade de Direito da PUC/SP.
Desembargador no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – 2ª Câmara de Direito Privado
jramorim@faap.br
3662-7343
A massificação do ensino jurídico criou a falsa noção de saturação do mercado. O profissional com formação jurídica, em especial o que possui uma formação diferenciada, como a oferecida pela FAAP, dispõe de ampla gama de opções de atividades, tanto na esfera pública como no setor privado. Além da possibilidade de exercer a advocacia como profissional liberal, há campos para atuação no Ministério Público, na Magistratura, na Procuradoria, na Defensoria Pública, como Delegado de Polícia, em empresas, instituições financeiras, no mercado de capitais e associações de classe, entre muitas outras alternativas.
A FAAP promove uma série de atividades para possibilitar o aprimoramento profissional dos alunos, como visitas a órgãos governamentais e a unidades do Poder Judiciário; realização de simulados de audiências e julgamentos, cursos em faculdades estrangeiras, que podem ser frequentados durante o período de férias, em conjunto com os professores, assim como debates e palestras com participação de ministros, desembargadores, juízes, membros do Ministério Público, parlamentares e autoridades do Executivo. As atividades de extensão universitária incluem estágio supervisionado e eventos acadêmicos.
No curso de Direito, há aulas de teatro e expressão corporal, com atividades de interpretação de texto, desenvoltura oral e corporal, postura, modos de argumentação, persuasão e convencimento, habilidades fundamentais para delinear o profissional do Direito nas mais diversas áreas. Há também aulas de criatividade, inglês jurídico e laboratórios de prática de diversas disciplinas. O conteúdo doutrinário é apreendido com a análise de casos práticos reais ou construído para uma adequada abordagem pedagógica. Os alunos ainda podem realizar estágio supervisionado no Juizado Especial Cível, anexo à FAAP, participando de audiências e acompanhando o andamento de processos sob a orientação de advogados especializados em trabalhos dessa modalidade.
O corpo docente, constituído por profissionais de projeção no cenário jurídico e político do País, estimula o debate pelos alunos de questões polêmicas e atuais, bem como a análise de novas vertentes na área jurídica, como o direito desportivo e novas tecnologias.
A FAAP optou por ter um número restrito de alunos por classe, o que possibilita um acompanhamento individualizado e uma maior interação entre aluno e professor, estimulando o aprendizado.
Soma-se a isso o diferencial único no mercado que é o de oferecer uma formação múltipla, em que o aluno tem a possibilidade de cursar disciplinas de outros cursos da FAAP, sem custos extras. O objetivo é proporcionar o desenvolvimento de competências indispensáveis ao profissional de hoje, como versatilidade, visão ampla e capacidade de atuar em diferentes contextos.
O curso possui parceria com 175 instituições em 42 países, com destaque para Bucerius Law School (Alemanha); Universidad de Salamanca (Espanha); Universidade de Lisboa e Universidade do Porto (Portugal) e University of Westminster (Londres).