O curso de Economia da FAAP forma profissionais empreendedores, com forte perfil internacionalista. A sólida base teórica, o amplo conhecimento de métodos quantitativos e a base histórica fornecidos pelo curso habilitam os profissionais para uma atuação de liderança em diversas áreas, tanto no mercado nacional como no internacional.
Embaixador Rubens Ricupero - Diretor
Ex-secretário geral da UNCTAD (Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento), Ex-Ministro do Meio Ambiente e Assuntos Amazônicos, Ex- Ministro da Economia durante a implantação do Plano Real e o início do processo de estabilização econômica do Brasil. Foi Representante permanente das Nações Unidas em Genebra, embaixador nos Estados Unidos e Itália. No GATT (Acordo Geral de Tarifas e Comércio), foi presidente do Conselho de Representantes, presidente das Partes Contratantes, Presidente do Comitê de Desenvolvimento e Porta-voz do Grupo Informal de Países em Desenvolvimento. Dirigiu também as delegações do Brasil na Comissão dos Direitos Humanos das Nações Unidas. Sua carreira acadêmica se desenvolveu na Universidade de Brasília e no Instituto Rio Branco, onde deu aulas de História e Teoria das Relações Internacionais e Diplomáticas Brasileiras.
Luiz Alberto de Souza Aranha Machado - Vice-diretor
Economista, pela Universidade Mackenzie (1977) e mestre em Criatividade e Inovação pela Universidade Fernando Pessoa (Portugal). Especialista em Desenvolvimento Latino-Americano (Boston University), em Solução Criativa de Problemas (Creative Education Foundation), em Aprendizagem Acelerada (International Alliance for Learning) e em Tecnologia Educacional (Faculdade de Computação e Informática da FAAP). Sócio-diretor da empresa SAM Consultoria e Produções Artísticas, é vice-presidente do Instituto Liberal, conselheiro do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, da Fundação Brasil Criativo e do Conselho Federal de Economia.
O profissional formado em Economia está preparado para atuar em qualquer segmento de atividade, no setor público ou no privado, no mercado financeiro ou de capitais, nas áreas de planejamento, elaboração de projetos, seguros, previdência privada e agronegócios.
Com um significativo enfoque nas áreas de economia internacional, finanças e investimentos internacionais, o curso de Economia da FAAP propicia aos alunos um rico aprendizado e a possibilidade de aprimoramento dos conhecimentos por meio da participação em jogos competitivos, análise de cases e estudos de mercado. O aluno desenvolve alta capacidade de análise e organização de dados, bem como a segurança para a tomada de decisões.
O curso oferece ainda a possibilidade de uma dupla titulação com a École Supérieure des Sciences Commerciales d'Angers – ESSCA (França).
A participação em missões internacionais, com viagens a diferentes países, e em eventos simulados de organizações internacionais, como ONU, FMI e OMC, possibilitam ao aluno exercitar as habilidades de negociação, análise e formulação de argumentos. A FAAP também promove palestras e seminários com personalidades de destaque nos cenários nacional e internacional.
Soma-se a isso o diferencial único no mercado que é o de oferecer uma formação múltipla, em que o aluno tem a possibilidade de cursar disciplinas de outros cursos da FAAP, sem custos extras. O objetivo é proporcionar o desenvolvimento de competências indispensáveis ao profissional de hoje, como versatilidade, visão ampla e capacidade de atuar em diferentes contextos.
Vários profissionais formados no curso de Economia da FAAP ocupam posições de destaque no mundo empresarial, como Roger Agnelli, que presidiu a VALE e foi relacionado pela Harvard Business Review como um dos CEOs de melhor resultado no mundo.
O curso possui parceria com mais de 300 instituições em 50 países, destacando-se a possibilidade de uma dupla titulação com a École Supérieure des Sciences Commerciales d'Angers – ESSCA (França) e convenios com George Washington University, UC Berkeley, Columbia University e University of Mississipi (EUA); University of Westminster, University of East London, London School of Economics e Goldsmiths College (Reino Unido); Universidad de Málaga, Universidad Camilo José Cela e Universidad de Salamanca (Espanha); The University of International Business and Economics – UIBE (China) e ESC Clermont (França).