voltar
Publicidade e Propaganda
+
Sobre o curso

Com ênfase na criatividade e nos aspectos práticos da produção em rádio, televisão, cinema, fotografia e mídias digitais, o curso de Publicidade e Propaganda da FAAP prepara o aluno para atuar em todas as áreas da comunicação, fornecendo uma sólida fundamentação teórica, amplo conhecimento dos recursos tecnológicos e desenvolvimento da capacidade criativa.A estrutura curricular, constantemente atualizada, possibilita ao aluno desenvolver um apurado senso crítico e capacidade de análise para compreender os movimentos da sociedade, seus hábitos e costumes.

+
Organização

Prof. Dr. Rubens Fernandes Junior - Diretor

Graduado em Jornalismo, pela FAAP e, Engenharia Elétrica, pela Faculdade de Engenharia Industrial. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professor da Faculdade de Comunicação e Marketing desde 1978, atuando nas disciplinas de Teoria da Comunicação e Análise da Imagem. Pesquisador e crítico de fotografia escreveu centenas de artigos e ensaios, para jornais, revistas e livros, sempre tentando mapear e valorizar a fotografia brasileira. Desenvolveu trabalho de Consultoria para o Instituto Itaú Cultural colaborando no projeto Setor Fotografia no Brasil, criando o maior banco de dados eletrônico sobre fotografia brasileira - século XIX e XX. Foi Curador de diversas exposições de fotografia, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Atualmente, é pesquisador e crítico de fotografia; membro do Conselho da Coleção Masp-Pirelli de Fotografia do Museu de Arte de São Paulo; Coordenador do Mês Internacional de Fotografia realizado pelo NAFOTO. Publicou os livros Código e Informação, editora Ática, em 1986; Labirinto e Identidades, em 2003, ed. Cosac Naify; O Século XIX na Fotografia Brasileira, em 2000; entre outros. Pela Editora Cosac Naify organizou os livros: Thomaz Farkas, Otto Stupakoff, Geraldo de Barros, B.J. Duarte, Aurelio Becherini e Guilherme Gaensly.

 

Prof. Dr. Luis Felipe C. e S. Ponde - Vice-Diretor e Coordenador de Curso

Doutor em Filosofia pela FFLCH da USP e Universidade de Paris VIII, pós-doutor pela Universidade de Tel Aviv, Professor, Coordenador de Curso e Vice-Diretor da Faculdade de Comunicação e marketing da Fundação Armando Alvares Penteado, professor convidado da Escola Paulista de Medicina da Unifesp, Autor dos livros O Homem Insuficiente, Edusp; Conhecimento na Desgraça, Edusp; Crítica e Profecia, filosofia da religião em Dostoievski, ed. 34; Do Pensamento no Deserto, ensaios de filosofia, teologia e literatura, Edusp; Contra um Mundo Melhor, Ed. Leya; Para entender o catolicismo hoje, Ed. Benvira; Guia Politicamente Correto da Filosofia, Ed. Leya; colunista do jornal Folha de S Paulo e comentarista da TV Cultura.

 

Profª Drª. Elenice Rampazzo - Coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda

Doutora e Mestre em Ciências da Religião pela PUC/SP, com pesquisa sobre mídia e religião. Coordenadora da habilitação de Publicidade e Propaganda. Professora de Mídia I, III, e Projeto de Mídia em Publicidade e Propaganda e Gestão da Informação Midiática em Relações Publicas. Autora e Apresentadora do Curso Mídias Alternativas – 12 horas – 29/05 e 05/06/1993 – ABRP/FAAP. Autora dos artigos: MÍDIA OUT OF HOME CONSUMIDORES FORA DE CASA, MÍDIA FORA DA “CAIXA” publicado na revista Meio&Mensagem de 30.2012, “O Novo Cenário da Mídia” na Revista Qualimetria – junho/99.

+
Mercado de trabalho

O mercado de trabalho nessa área está em constante desenvolvimento, com oportunidades em agências de comunicação ou propaganda, estúdios de criação, veículos de comunicação e consultorias de branding, inovação, mídia e pesquisa. O profissional poderá atuar também nos departamentos de marketing das empresas, em produtoras de som e vídeo e na área de mídias sociais.

+
Diferenciais FAAP

O intenso exercício da criatividade, inclusive nas áreas de marketing, mídia, planejamento e pesquisa, e o aprofundamento dos conhecimentos em marketing, matéria ministrada nos oito semestres, são importantes diferenciais do curso.

Na FAAP, o aluno recebe informações atualizadas sobre planejamento, inteligência de mercado, técnicas de atendimento, marketing de serviço e estratégias executivas de comunicação; além de participar de seminários avançados de marketing.

Os modernos estúdios de TV, rádio, fotografia, ilhas de edição e laboratórios com computadores Mac para aulas de criação e direção de arte oferecem excelentes condições para a prática das atividades e execução de projetos.

Os alunos também participam de concursos, como o Festival Universitário de Propaganda (Fest’Up) e o Festival Leões da FAAP, que possibilita a ida dos vencedores ao Festival Internacional de Criatividade, na França. A FAAP promove regularmente palestras, fóruns e painéis, fornecendo aos alunos a oportunidade de trocarem experiências e manterem-se atualizados sobre as tendências na área de publicidade e propaganda.

Soma-se a isso o diferencial único no mercado que é o de oferecer uma formação múltipla, em que o aluno tem a possibilidade de cursar disciplinas de outros cursos da FAAP, sem custos extras. O objetivo é proporcionar o desenvolvimento de competências indispensáveis ao profissional de hoje, como versatilidade, visão ampla e capacidade de atuar em diferentes contextos.

+
Internacionalização

O curso possui parceria com mais de 230 instituições em mais de 30 países, destacando-se George Washington University (EUA); Goldsmiths College, University of the Arts London e University of Westminster (Reino Unido); Universidad Camilo José Cela, Universidad de Málaga e Universitat Internacional de Catalunya e Universidad Carlos III (Espanha).

+
Depoimentos de ex-alunos

Marcelo Passos
Vice-presidente de Atendimento DM9

Evandro Matteucci
Vice-presidente de Marketing e Gerente Geral Graphics – KODAK ASIA