A animação tem sido o setor com maior desenvolvimento, tanto tecnológico como comercial, ganhando destaque em vários meios e até mesmo com aplicações para internet e celulares. Na história da animação brasileira, foram realizados 34 longas-metragens exclusivamente em animação. Deste total, 23 filmes, ou seja, 65% da produção nacional foram realizados em São Paulo - isso sem considerar a produção de filmes publicitários, onde os maiores e mais tradicionais estúdios estão situados. Essa tendência se repete também com o curta-metragem, mas em proporção um pouco menor. A produção de séries para TV se concentra no eixo Rio - São Paulo, dividida de forma mais equilibrada. Com o aumento do número de canais pagos em alta definição e a cota de produção nacional, observou-se a necessidade de lançar novos títulos e produtos. Atualmente, temos cerca de 30 séries de animação sendo produzidas e algumas já exibidas em canais.
A indústria de games que começa a se desenvolver também abre um espaço importante no mercado de trabalho ao requerer profissionais especializados que favoreçam a criação e o desenvolvimento de uma indústria nacional.
Este curso, bacharelado em Cinema e Animação, destina-se a todos que desejam atuar nessas áreas do entretenimento.
Com nota 4 na avaliação do MEC, o curso possui duração de oito semestres (4 anos) e integra disciplinas de formação humanística com disciplinas específicas de animação, que atendem às necessidades apresentadas pelo mercado para o exercício das principais funções, tais como: argumento, roteiro, criação de personagens, desenho conceitual, direção de arte, criação e gravação de vozes especiais, cenografia e ambientação, direção de animação 2D, 3D e stopmotion, fotografia, intercalação, clean-up, colorização, edição, design de games, produção executiva, legislação, distribuição e exibição. Além disso, possui disciplinas essenciais à formação artística e cultural, como: desenho básico e aplicado, fundamentos da animação, história da arte, análise da imagem e fenomenologia do movimento.
Prof. Dr. Rubens Fernandes Junior - Diretor
Graduado em Jornalismo, pela FAAP e, Engenharia Elétrica, pela Faculdade de Engenharia Industrial. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC. É professor da Faculdade de Comunicação e Marketing desde 1978, atuando nas disciplinas de Teorias da Comunicação e Análise da Imagem. Pesquisador e crítico de fotografia escreveu centenas de artigos e ensaios, para jornais, revistas e livros, sempre tentando mapear e valorizar a fotografia brasileira. Desenvolveu trabalho de Consultoria para o Instituto Itaú Cultural colaborando no projeto Setor Fotografia no Brasil, criando o maior banco de dados eletrônico sobre fotografia brasileira - século XIX e XX. Foi Curador de diversas exposições de fotografia, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. É pesquisador e crítico de fotografia; Curador do Prêmio FCW de Arte e Membro da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte. Publicou os livros Código e Informação, editora Ática, em 1986; O Século XIX na Fotografia Brasileira, em 2000; Labirinto e Identidades, em 2003, ed. Cosac Naify; Papéis Efêmeros da Fotografia, em 2015; entre outros.
Prof. Eliseu de Souza Lopes Filho - Coordenador do Curso de Animação
Possui graduação em Comunicação Social - Cinema pela FAAP (1982) e mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP(2006). Atualmente, é doutorando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP (previsão de término em 2016) e atua como diretor, montador e produtor no mercado de animação e cinema.
O profissional de animação pode atuar em quase todas as áreas do entretenimento, desempenhando as seguintes funções:
1) Direção, produção e roteiro de: curtas, longas-metragens, comerciais de TV, videogames, institucionais, educativos, aberturas de novelas e programas, séries de TV em animação 2D, 3D, stopmotion.
2) Diretamente relacionadas à animação: diretor de animação, animador, intercalador, clean-up, arte-finalista, colorista - para animação em 2D, 3D, stopmotion e games.
3) Com abrangência em outras áreas: direção de arte, desenho conceitual, layout, ilustração, storyboard, composição visual para cinema, televisão, game e publicidade.
4) Efeitos visuais e especiais para cinema e televisão.
5) Podem trabalhar em produtoras de cinema, emissoras de televisão, estúdios de games, agências de propaganda, provedores de internet ou outras empresas ligadas ao entretenimento ou à comunicação visual.
Além de ser o primeiro bacharelado em animação do Estado de São Paulo - onde se concentra mais da metade da produção nacional de animação -, nosso aluno irá estudar com professores que atuam nas áreas de animação, cinema, televisão e games. O curso conta com laboratórios especializados e disponíveis tanto para aulas como para o desenvolvimento de projetos acadêmicos e autorais, e têm à disposição uma biblioteca atualizada e uma filmoteca, com acervo de mais de 4.000 filmes, fotos, roteiros e cartazes.
A FAAP reconhece a importância da network entre os profissionais do mercado brasileiro, internacional e nossos alunos, e por isso já promoveu encontros e workshops com os mais reconhecidos animadores, como: Carlos Saldanha, Bruno Bozzetto, Roberto Frattini, Serge Avedikian, Tarik Saleh, entre outros, mantendo sempre um canal aberto com o mercado para estimular a colocação de nossos talentos em projetos profissionais.
A Faculdade de Comunicação e Marketing possui parceria com diversas instituições em mais de 25 países, com destaque para New York Film Academy (EUA); Vancouver Film School (Canadá), Queensland University of Technology (Austrália), Universidad Camilo José Cela e Universidad Carlos III (Espanha), entre outros.