Notícias
OS CURTA-METRAGENS “MIADO” E “PALOMA”, DE ALUNOS DE ANIMAÇÃO DA FAAP, SÃO SELECIONADOS PARA PARTICIPAR DO 13º MACACUCINE

Os filmes “Paloma” e “Miado”, produzidos por alunos do curso de Animação da FAAP, estão entre os filmes selecionados, na categoria filmes universitários, para fazerem parte da 13ª edição do MacacuCine - Festival Internacional de Cinema Escolar.

O evento será realizado entre os dias 13 e 19 de abril, no formato on-line, por meio do site: www.macacucine.com.br

Dirigido pelo aluno Alex Reis, o curta-metragem “Paloma” se passa na Praça da Sé, em São Paulo, onde Paloma - uma pomba como qualquer outra - engole um chip de celular e ganha consciência. Mas o que era para ser uma bênção acaba revelando algo terrível: ela, assim como todas as pombas, sempre comeu restos. Diante disso, Paloma vai atrás de justiça para as pombas e, ao lado de Pru, descobre mais sobre quem se tornou e o seu lugar entre os humanos, ratos e demais habitantes da cidade.

O filme ganhou o prêmio de melhor curta-metragem latino-americano no “11º Festival REC - Festival de Estudiantes de Artes Audiovisuales de Universidades Públicas y Privadas”, que aconteceu entre os dias 25 e 29 de agosto de 2020, em Buenos Aires. O curta já participou também de outros importantes festivais como o International Moving Film Festival, realizado em Abadan, Khouzestan, no Irã (2019), festival Cine Luso Espírito Mundo, em Bruxelas, na Bélgica (2019), Anim!Arte 2019 - 15º Festival Internacional de Animação do Brasil, que aconteceu no Planetário da Gávea, no Rio de Janeiro, em 2019, e a 19ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, a mais importante voltada à categoria, em 2020.

“Fico feliz por participar do 13º MacacuCine com "Paloma" e fico mais feliz ainda de ter a companhia do "Miado", da Victória Silvestre. Tenho certeza que é o começo de uma linda jornada para o curta e toda equipe”, comemora Alex Reis, diretor do curta-metragem “Paloma”.

O filme “Miado” retrata a história de Nick, um gato que vive em um asilo e é conhecido por acertar as mortes dos idosos sempre que deita em frente à porta deles. Certo dia, o animal estava deitado na porta de Dona Socorro, uma velhinha de 94 anos, carismática, alegre e sempre de bom humor. Quando Dona Socorro aparece vivíssima no dia seguinte, Nick se questiona, confuso, de como pôde ter errado pela primeira vez. Indignado e nada satisfeito, decide que aquilo não será um erro e inicia uma missão: tentar matar a velhinha. Durante uma de suas diversas tentativas, algo dá errado, e Nick e Dona Socorro trocam de corpo. Agora Nick precisa lidar com um corpo nada flexível e suas dificuldades.

”Foi muito gratificante ter o nosso trabalho reconhecido. Em tempos tenebrosos como os atuais, uma notícia dessa é ótima de se ouvir. Passamos o ano de 2020 inteiramente focadas nesse projeto e pelo visto valeu a pena.”, comenta a equipe do curta-metragem “Miado”.

Paloma (Paloma)

Informações do filme (Movie Information)

Duração(lenght) - 7’35”

Exibição (Exhibition) - 16:9

Bitola (filmed) - Digital

Cor (Color) - Color

Ano (Year) - 2020

Tipo (type) - Curta (short)

Gênero(genre) - Animação (animation)

Ficha Técnica (Cast and Crew)

Direção (Director) - Alex Reis

Roteiro (Screenplay) -Alex Reis, Laura MC, Henrique de Paula, Luiza Azevedo, Luiz Moura

Produção Executiva (Executive Production) -Alex Reis e Lena Araujo

Direção de Produção (Production) - Lena Araujo e Victor Morelli

Fotografia (Cinematography) - Diego Pirata

Montagem (Editing) - Alex Reis e Laura MC

Som (Sound) - Kim Manso

Trilha Sonora (Music) - Alex Reis e Kim Manso

Arte (Art Direction) -Juliana Nascimento e Rafael Santos

Direção de Animação (Animation) - Helen Okuma

Cenários (Scenarios) -Juliana Britto, Vitória Abreu, Marcella Carvalho, Vitória Misae, Victor Morelli

Design de Personagens (Character Design) - Juliana Nascimento e Helen Okuma Props Juliana Nascimento e Marcella Carvalho

Elenco (Cast) - Helen Okuma e Jessyca Rianho

 

Miado

Informações do filme

Duração - 8’27”

Exibição - 16:9

Bitola – Digital

Cor – Colorido

Ano – 2021

Tipo – Curta

Gênero – Animação

 

Ficha Técnica

Direção - Victória Silvestre

Roteiro- Mariana Addor

Produção - Julie Herck

Assistente de Direção - Amanda Lopes Vidal

Assistente de Produção - Maria Eduarda Aulicino

Direção de Animação - Julie Herck

Direção de Arte - Marina Addor

Direção de Som - Vivian Hokama

Direção de Dublagem - Amanda Lopes Vidal

Trilha Sonora - Ingrid Anjos

Elenco - Amanda Lopes Vidal, Bruna Lyra, Igor Blundi