Notícias
INSTITUTO CONFÚCIO PARA NEGÓCIOS FAAP DEBATE AS RELAÇÕES DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO COM A CHINA

A crise econômica global, ocasionada pela pandemia da Covid-19, abalou mercados importantes para muitos países. Uma área, porém, caminha na contramão deste cenário: o agronegócio, que cresceu 9%, em meio a uma queda média de 19% nas receitas de outros setores, de acordo com dados da consultoria Dataagro.

A soja, principal exportação do Brasil para a China, por exemplo, representa mais de 97% das 13 milhões de toneladas de grãos e farelos exportado pelo Porto de Paranaguá, entre janeiro e julho de 2020, segundo dados do Deral (Departamento de Economia Rural), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná.

Para falar dessa importante relação entre o agronegócio brasileiro e o mercado chinês, o Instituto Confúcio para Negócios da FAAP realizará no próximo dia 19 de abril, às 19h, o debate sobre “Ascensão do Agronegócio Durante a Crise: As Relações entre Brasil e China”.

Durante o evento, Lourdes Zilberberg, Diretora Local do Instituto Confúcio para Negócios FAAP, conversará com a assessora especial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Larissa Wachholz, com o empresário Gabriel Prado de Barros, empreendedor e gestor de fazendas pecuárias, e o professor de Gestão do Agronegócio do Curso de Administração da FAAP e agro empresário, Rafael Possik.

 

Conheça os convidados

Larissa Wachholz: assessora especial da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, para assuntos relativos à China, tem mais de dez anos de experiência com o mercado asiático, tendo morado em Pequim entre 2008 e 2013, trabalhando com desenvolvimento de negócios e relações institucionais. É mestre em Estudos Contemporâneos da China pela Renmin University of China e tem especializações em Relações Internacionais e em Finanças Corporativas pela London School of Economics com Peking University. Antes de assumir sua função atual no MAPA, trabalhou na assessoria estratégica de diversas transações com foco na China, em setores como energia, infraestrutura e máquinas e equipamentos.

Gabriel Prado de Barros: empreendedor com formação em marketing e vasta experiência internacional. Morou em San Francisco, Boston e Nova York, onde cursou Master in Internacional Business pela Hult International Business School (a escola de maior diversidade internacional em Business Administration, ranking TOP 10 FT). Tem pós-graduação em Ciências Aplicadas ao Consumidor pela ESPM, participou de cursos de extensão em planejamento de comunicação e marketing pela Miami Ad School. Possui experiência em consultoria, M&A e diversos projetos de startups no Brasil e nos Estados Unidos. Trabalhou em setores distintos que vão de carsharing, plano de saúde, Big Data e agronegócio. Atualmente está focado em dois projetos: gerir as fazendas de pecuária da família (que está na quinta geração) e introduzir no Brasil a empresa americana de fertilizantes orgânicos Monty’s Plant Food. Rafael Possik: professor da disciplina de Gestão do Agronegócio do Curso de Administração da FAAP. É graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Estratégia Militar para a Gestão de Negócios, ambos pela FAAP. É também 2º Tenente de Cavalaria do Exército Brasileiro, agro empresário no estado do Mato Grosso do Sul, produtor de cana-de-açúcar, soja, milho, arroz irrigado e proteína animal.

Data: 19 de abril de 2021

Horário: das 19h às 20h

Plataforma: YouTube - https://www.youtube.com/channel/UCBuhnD08R73HfIWZbLumzyw