Notícias
FAAP ADERE AO MOVIMENTO FASHION REVOLUTION BRASIL COM PALESTRAS E OFICINAS ABERTAS AO PÚBLICO

O curso de Moda da Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) participa da Semana Fashion Revolution Brasil, com palestras e oficinas abertas ao púbico e com inscrições gratuitas. As atividades estão programadas para os dias 16, 19, 20 e 23 de abril.

A Semana Fashion Revolution existe desde 2013 e ganhou força no Brasil em 2014, com a adesão de mais de 100 países. O objetivo do movimento é promover a conscientização sobre os impactos socioambientais do setor, além de incentivar a transparência e fomentar a sustentabilidade.

“O movimento foi criado quando mais de mil trabalhadores morreram e milhares ficaram feridos em um desabamento de um edifício em Blangadesh, usado por uma confecção que atuava para gigantes da moda internacional”, explica o professor Fernando Hage, coordenador do curso de Moda da FAAP. “Todos trabalhavam em condições muito próximas à escravidão, o que iniciou o principal questionamento do movimento: Quem faz suas roupas?”, completa.

Para ele, é urgente a mudança de mentalidade do setor e a faculdade é parte importante desse movimento, promovendo discussões e formando profissionais conscientes.

Para participar das atividades, é necessário fazer inscrição.

Confira a programação:

16/4, às 15h: Palestra de abertura

Palestrante: Eloisa Artuso - Diretora educacional do FashRev Brasil

Descrição: Apresentação do movimento que atua desde 2014 como uma via de conscientização para o futuro da moda, com seu estabelecimento como Instituto Fashion Revolution Brasil, o Fórum Fashion Revolution, o Índice de Transparência da Moda e o Projeto Jovens Revolucionários.

Inscrições: https://central.faap.br/inscricaoonline/eventos/EventoIdentificacao.aspx?curso=PWPASFSP_16.04.21

19/4, às 15h: Palestra "Passarela Alternativa"

Palestrante: Karen Brandoles, idealizadora do projeto Passarela Alternativa, uma instituição filantrópica que atua, por meio da moda, para a redução da reincidência criminal e combate à violência, promovendo a capacitação profissional de mulheres egressas do sistema prisional.

Inscrições: https://central.faap.br/inscricaoonline/eventos/EventoIdentificacao.aspx?curso=PWPPASSP_19.04.21

20/4, às 15h: Oficina de Upcycling

Palestrantes: Nilzeth Gusmão e Monayna Pinheiro, professoras do curso de Moda da FAAPDescrição: Oficina criativa online sobre upcycling, técnica que consiste em dar um novo propósito a materiais, neste caso, roupas e tecidos que poderiam ser descartados precocemente.

Inscrições: https://central.faap.br/inscricaoonline/eventos/EventoIdentificacao.aspx?curso=PWOUSFSP_21.04.21

23/4, às 15h: Oficina "Fios da Moda" - Semana Fashion Revolution na FAAP

Palestrantes: Marina Colerato, Juliana Picoli e Larissa Roviezzo, organizadoras do relatório “Fios da Moda”Descrição: Apresentação sobre o relatório "Fios da Moda: Perspectiva Sistêmica Para Circularidade", a primeira publicação brasileira responsável por analisar, de forma qualitativa e quantitativa, os impactos socioambientais da produção das três fibras mais utilizadas na indústria da moda: algodão, poliéster e viscose.Inscrições:https://central.faap.br/inscricaoonline/eventos/EventoIdentificacao.aspx?curso=PWOFMSSP_23.04.21